13 de maio de 2011

CURADOR DE CONTEÚDO ONLINE

A medida em que ficamos cada vez mais mergulhados por um fluxo infinito de informações, o responsável pelo conteúdo online pode oferecer um novo serviço, válido para aqueles que buscam informações online de qualidade: uma seleção personalizada, do conteúdo mais qualificado e relevante e de recursos sobre um nicho específico. A curadoria de conteúdos em tempo real, a primeira vez que eu escrevi sobre isso no meu site foi há seis anos, foi chamada por mim então de radar de notícias ou newsmastering, mas agora que o elemento tempo real entrou na equação, tanto como nas mídias sociais, no vídeo, Twitter e outras fontes de conteúdo novo, a idéia original do que um curador de conteúdo ou newsmaster é e quais ferramentas e funções são realmente necessárias para a atividade, certamente começou a mudar.

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Crédito da foto: Erkin Sahin

Robert Scoble postou recentemente em seu blog um interessante artigo intitulado: As sete necessidades dos curadores em tempo real. Propõe uma visão fascinante sobre o que são as características necessárias para transformar a agregação de ferramentas sociais e de partilha de hoje em dia em um poderoso instrumento de newsmastering, memes e curadoria de conteúdos.

Enquanto a filosofia por trás da curadoria de conteúdo (um conceito que começou a ser explorado em 2004 com o Newsmastering e os newsradars) é cada vez mais discutida e ainda existem muitas necessidades não atendidas para os curadores de conteúdo, a fim de utilizar eficazmente o potencial de criar valor único oferecido pela curadoria do conteúdo.

Mas façamos uma pausa por um minuto e indiquemos claramente o que é um curador do conteúdo (ou curador digital) e porque é um "guia das novas mídias" como Scoble sentiu que deveria esclarecer as coisas.

A curadoria inteligente de conteúdo tornou-se uma nova e poderosa ferramenta para os anunciantes B2B, permitindo-lhes facilmente filtrar a avalanche de conteúdo online, com liderança de pensamento e direcionado à rentabilidade através de interações com clientes novos e inovadores.

Mas isso não é tudo. O curador digital é também uma forma de fazer com que os peixes pequenos possam se apoiar nos grandes.

Já que a produção de conteúdos não pode ser um hobby, se você tem intenções sérias para com o seu negócio on-line, deve lutar contra a escassez de conteúdos produzidos pela organização de todo o valor que as outras empresas (incluindo os seus concorrentes ) criam.

Ao fazer isso, você irá lentamente se estabelecer como uma fonte credível e fiável de informação onde as pessoas buscam referências quando precisam de alguma informação rápida sobre o nicho que você cobre.

Pense em você como um bibliotecário que recolhe e organiza as informações de uma forma que é acessível, fácil de encontrar e mais palatável para todos. Um bibliotecário não é o proprietário do conteúdo, mas seu trabalho é crucial para que as pessoas encontrem o que há de melhor na rede.

Mas se você quer ser um bibliotecário, quais são as ferramentas online que pode usar como um curador digital eficiente?

A resposta ainda é não responder a esta pergunta. Até à data, não existe nenhuma ferramenta que irá permitir a existência de um curador de conteúdos competente.

Há uma série de ferramentas em tempo real que permitem que você peneire a riqueza de informações postada na web, mas nenhuma deles oferece a fórmula certa para reunir conteúdo de fontes diversas e criar um nova entidade de informação que faça sentido.

É por isso que o futuro do negócio não trata de especulação, mas sim da realização prática daquilo que deve ser a curadoria de conteúdo. E é isso que a indústria online deve perseguir.

Se você quiser entender o papel crítico que a curadoria de conteúdo ou newsmastering, como costumava ser chamada, vai ter sobre o ecossistema da comunicação atual e, especificamente, por que as empresas devem adotá-la para sobreviver, continue a ler.