27 de março de 2012

FÓRUM CAMPINAS +21

Fórum Campinas +21 é um marco para todas as cidades da RMC. Alguns temas abordados na segunda feira, dia 26 de março (segunda-feira), darão vida a movimentos de grande repercussão em níveis regional, nacional e internacional, em sintonia direta com acontecimentos expressivos, a exemplo da privatização do Aeroporto Internacional de Viracopos, modelo que viabilizará a sua ampliação, transformando-o no maior aeroporto da America Latina num horizonte de 10 anos.
Destacamos alguns dos marcos históricos que darão o tom ao evento Fórum Campinas +21:
Fórum Campinas +21: plataforma permanente de articulação

Na visão de Luiz Antônio Faria, idealizador do projeto, o Fórum Campinas +21 é a plataforma que suportará o surgimento de movimentos em rede.

“A concepção do projeto é dar continuidade a movimentos e articulações, lançando frentes e grupos de trabalho. O momento requer novas alianças e parcerias. Somos uma plataforma de fomento e articulações em rede”, salienta.
Com esta visão, o Fórum Campinas +21 estará lançando na próxima semana um site oficial do movimento para consolidar as parcerias e dar vida à continuidade do Fórum permanente Campinas +21.
Campinas: Hub de Inovação e Sustentabilidade dos BRICS

O anúncio da transformação de Campinas em um Hub de inovação e sustentabilidade dos BRICS (países emergentes: Brasil, Rússia, China e África do Sul) consolida a Região do Conhecimento de Campinas. O empresário Fernando Garnero anunciará a agenda da frente temática “Região do Conhecimento da RMC”. Este projeto é um desdobramento do Fórum Campinas +21 e dará vida a um movimento de articulação de fomento empresarial, tendo a sustentabilidade e a inovação como eixos conceituais.

Parlamento em Rede em prol das Cidades Sustentáveis

A proposta da Deputada Federal Aline Corrêa é dar vida a uma frente parlamentar para facilitar a ponte de atração de investimentos para a região. Um dos exemplo de sua proposta é viabilizar o relacionamento com projetos de redes de cooperação cidadã, fomentando conceitos de economia criativa. Sua iniciativa é somar forças e estabelecer pontes e novos canais de relacionamento e diálogo com demandas sociais, dentro dos princípios das Cidades Sustentáveis.

Prefeitos em rede

O Presidente da Região Metropolitana de Campinas e Prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes, estará articulando junto aos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas uma agenda para alinhar as demandas emergenciais para a região. No Fórum Campinas +21 serão lançados os indicadores de controle social elaborados pela Rede Latinoamericana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. Com estes indicadores os prefeitos terão uma ferramenta de relacionamento dinâmica nas redes sociais.

O Fórum Campinas+21 é um projeto idealizado pelo Instituto Sustentar. Oferecimento: Brasilinvest e Rede Anhanguera de Educação. Parceiros: Fórum das Américas e Grupo RAC.