segunda-feira, 18 de junho de 2012

VOCÊ É UMA PLANTA OU SER HUMANO


Repense a sua organização e aposte no crescimento
Por: Ricardo J. Botelho

Plantas não são dotadas de neurônios, por isso não podem se movimentar. Ao contrário dos humanos que graças ao seu poderoso cérebro têm todas as condições de processar mudanças o tempo todo. Certas plantas podem se virar para o sol. E outras até conseguem movimentos mínimos e caçam suas presas. Mas, em geral, estão condenadas a ver o mundo sempre da mesma posição.

Muitos humanos agem como planta. Estão enraizados e não conseguem se mover. Se analisarmos do ponto de vista profissional, essas pessoas mantêm a mesma organização e a forma de atuar há muito tempo. Não percebem que a mudança é necessária para crescer e manter seus negócios evoluindo. 

A estrutura da maioria dos escritórios de Arquitetura ou Design de Interiores está baseada em um formato bastante linear, que persiste há muitos anos. Os cargos contemplam as funções de uma secretária e de arquitetos ou designers assistentes e/ou estagiários. Em organizações maiores, essa configuração pode ser um tanto alterada com a divisão das funções, por exemplo, estabelecida em atividades internas (projeto e especificação) e externas (visita com o cliente a fornecedores ou acompanhamento de obra). 

Muito raro encontrar cargos direcionados para outras atividades como prospecção de clientes, comunicação, gestão de equipes, orçamentação e controle de custos. O perfil dos ocupantes deveria ser distinto e focar em indivíduos com formação em marketing, publicidade, recursos humanos, engenharia e administração.

O comportamento planta nesse caso é resultado da visão estreita do potencial de mercado de um escritório de Arquitetura ou Design de Interiores. Em geral, seus titulares dirigem ateliês de criação destinados a projetar e não unidades de negócio em busca de metas crescentes de faturamento e lucro.

Os limites são definidos por esse posicionamento restrito, absorvido durante a formação acadêmica, quando não se manifesta nenhum estímulo ao empreendedorismo. 

Como mover-se? 

-Construa uma organização voltada para o cliente, para fazer negócio a partir de suas necessidades. Para isso, expanda a sua percepção daquilo que os clientes consomem observando de um ponto de vista mais aberto e de médio e longo prazo.

-Liste todas as frentes de atividades que compõe o dia a dia do escritório, faça isso de forma detalhada. Inclua as atividades que você não faz ainda, mas que deveriam ser realizadas (tipo prospectar clientes, pesquisar satisfação pós finalização do serviço, oferecer serviços complementares como paisagismo, manutenção etc ).

-Organize essas atividades em grupos, considerando a sua natureza e similaridade.

-Determine perfil de funções para atender esses grupos de atividades e crie cargos dentro da sua organização.

-Contrate as pessoas e as lidere com foco em crescimento.