É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Essa competência socioemocional permite o entendimento das ações e emoções dos outros indivíduos e estimula a abertura ao diálogo e à cooperação.
As habilidades socioemocionais são necessárias para que a pessoa tenha controle consciente das próprias emoções. Em outras palavras, são aptidões que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais completo e se relacionar com o outro.
A educação socioemocional é o processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos.
Alinhada à concepção de educação integral, o tema passou a fazer parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
criatividade,
autonomia,
perseverança,
pensamento crítico e
capacidade de colaboração
São competências não cognitivas, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional e a escola pode ajudar a desenvolvê-las.
Conheça quais são as competências socioemocionais consideradas essenciais para momentos de crise e o que você pode propor para praticarem:
autoconhecimento — conhecimento de si e das suas características, bem como lidar com elas;
criatividade — capacidade de criar e produzir coisas novas;
empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro;
resiliência — capacidade lidar com problemas e adequar-se às mudanças;
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Khaleb Bueno
Psicoteologo